Atividades de Intepretação de Texto.
A expressão no último quadrinho “Como se fosse para perdoar” denota:a) O sentimento de culpa de Mafalda.b) O presente simbolizando o fato de Mafalda perdoar os pais.c) Uma tentativa de aproximação por parte de Mafalda.d) O interesse de Mafalda por bens materiais.
Leia os textos abaixo, que se referem às questões abaixo:
Texto 1
Brasil de Todos os Santos Brasil, meu Brasil de todos os Santos
Descobrir a sua cara de espanto
Descobrir o seu encanto em um segundo
Um país que sonha ser o Novo Mundo Matas, praias, céu, diamante e chapadas
Transamazônicas estradas te percorrem
Feito rios de águas e florestas
Transformando sua paisagem numa festa
Nas suas avenidas todas coloridas
Desfilam homens e mulheres (...)
Laura Campanér e Luisa Gimene
Fonte: http://www.lyricstime.com/laura-campan-r-brasil-de-todos-os-santos-lyrics.html – Acesso em: 30/10/08.
Texto 2
Desmatamento
Desde a ocupação portuguesa, o Brasil enfrenta queima de vegetação original e desmatamento com o intuito de aumentar as áreas de cultivo e pastagens, bem como facilitar a ocupação humana e, consequentemente, a especulação imobiliária. Estes procedimentos, ao longo dos anos, levaram à extinção de várias espécies vegetais e animais, à erosão e à poluição do meio ambiente em geral.
Fonte: http//www.geocities.com/naturacia/desmatamento.html - Acesso em: 15/05/06
1. Na comparação dos textos I e II, pode-se afirmar que:
a) Os dois textos tratam do mesmo assunto – meio ambiente.
b) As nossas riquezas estão sendo bem tratadas ao longo dos anos.
c) O Brasil é rico pela sua natureza, pelo seu povo.
d) A vida do homem é mais importante que a natureza.
2. Com relação aos textos Brasil de Todos os Santos e Desmatamento, é correta a alternativa:
a) Ambos enaltecem a paisagem natural do território brasileiro.
b) Os dois textos abordam o meio ambiente sob pontos de vista opostos.
c) Ambos apontam para a transformação causada pela poluição.
d) Os dois textos responsabilizam a ocupação portuguesa pelo desmatamento.
Texto 1.
Redução da violência contra adolescentes
A violência contra adolescentes nas comunidades e nas ruas é um fenômeno tipicamente urbano e fortemente determinado pelas desigualdades sociais e econômicas nesses espaços. Caracterizada, em sua maioria, pelos assassinatos por armas de fogo, acidentes de trânsito e exploração sexual, a violência em espaços urbanos tem aumentado no Brasil e no mundo. As maiores vítimas da violência urbana são os adolescentes moradores de comunidades populares e de periferias que, muitas vezes, encontram-se vulneráveis diante das ações de grupos criminosos e da repressão das forças de segurança. Em situações de ausência de políticas públicas eficientes e transformadoras, de opções de educação, de oportunidades de emprego, abre-se uma porta para a ação de aliciadores que recrutam crianças e adolescentes para o tráfico de drogas e armas. Em 2005, 8 mil pessoas entre 10 e 19 anos foram vítimas de homicídios. Destes, 65% eram afro-descendentes.
Fonte: Adaptação: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10211.html – Acesso em: 30/10/08
Texto 2.
O artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei Federal 8.069/90) que dispõe: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.
Fonte: Adaptação: http://violenciaintrafamiliarfmp.blogspot.com/2007/10/violncia-contra-crianas-e-adolescentes.html – acesso em: 30/10/08.
Com relação aos textos 1 e 2, é correto afirmar que:
a) Nenhum dos textos trata do adolescente na sociedade.
b) O texto 1 expressa direitos presentes no texto 2.
c) Os direitos presentes no texto 2, não estão garantidos no texto 1.
d) O direito expresso no texto 2 está garantido no texto 1.
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