Atividades de Intepretação de Texto.

 




A ideia central do texto é: 

a) A identificação dos alimentos japoneses trazidos por eles para o Brasil.
b) O uso e a mistura de alimentos japoneses na culinária brasileira. 
c) A contribuição da cultura alimentícia dos japoneses nos pratos típicos brasileiros. 
d) O aprimoramento das técnicas japonesas de produção de gêneros alimentícios pelos brasileiros.

Leia o texto abaixo: 

Cerca de 315 milhões de africanos vivem com menos de um dólar por dia – 84 milhões deles estão desnutridos. Um terço da população não sabe o que é água encanada e mais da metade não tem acesso a hospitais. Sem garantias básicas, o continente vira ninho de conflitos de terra, ditaduras e terroristas que podem agir na Europa ou nos EUA. (...) Com tantos problemas, nada melhor que receber ajuda do resto do mundo, certo? Pois é no meio dessa empolgação para fazer a pobreza virar história que o economista queniano James Shikwati grita para o mundo: “Pelo amor de Deus, parem de ajudar a África”. Fonte: Revista Superinteressante, edição 240- junho;2007,p. 87. 

A parte do texto que mostra opinião é:

 a) 315 milhões de africanos vivem com menos de um dólar. 
b) Um terço da população não sabe o que é água encanada. 
c) 84 milhões deles estão desnutridos. 
d) Pelo amor de Deus, parem de ajudar a África.




A expressão no último quadrinho “Como se fosse para perdoar” denota: 

a) O sentimento de culpa de Mafalda. 

b) O presente simbolizando o fato de Mafalda perdoar os pais.

 c) Uma tentativa de aproximação por parte de Mafalda. 

d) O interesse de Mafalda por bens materiais. 


Leia os textos abaixo, que se referem às questões abaixo:

 Texto 1 

Brasil de Todos os Santos Brasil, meu Brasil de todos os Santos 

Descobrir a sua cara de espanto 

Descobrir o seu encanto em um segundo 

Um país que sonha ser o Novo Mundo Matas, praias, céu, diamante e chapadas 

Transamazônicas estradas te percorrem 

Feito rios de águas e florestas

 Transformando sua paisagem numa festa 

Nas suas avenidas todas coloridas 

Desfilam homens e mulheres (...)

 Laura Campanér e Luisa Gimene

 Fonte: http://www.lyricstime.com/laura-campan-r-brasil-de-todos-os-santos-lyrics.html – Acesso em: 30/10/08. 

Texto 2 

Desmatamento

Desde a ocupação portuguesa, o Brasil enfrenta queima de vegetação original e desmatamento com o intuito de aumentar as áreas de cultivo e pastagens, bem como facilitar a ocupação humana e, consequentemente, a especulação imobiliária. Estes procedimentos, ao longo dos anos, levaram à extinção de várias espécies vegetais e animais, à erosão e à poluição do meio ambiente em geral. 

Fonte: http//www.geocities.com/naturacia/desmatamento.html - Acesso em: 15/05/06

1. Na comparação dos textos I e II, pode-se afirmar que: 

a) Os dois textos tratam do mesmo assunto – meio ambiente. 

b) As nossas riquezas estão sendo bem tratadas ao longo dos anos. 

c) O Brasil é rico pela sua natureza, pelo seu povo.

 d) A vida do homem é mais importante que a natureza. 

2. Com relação aos textos Brasil de Todos os Santos e Desmatamento, é correta a alternativa: 

a) Ambos enaltecem a paisagem natural do território brasileiro.

 b) Os dois textos abordam o meio ambiente sob pontos de vista opostos.

 c) Ambos apontam para a transformação causada pela poluição.

 d) Os dois textos responsabilizam a ocupação portuguesa pelo desmatamento. 


Texto 1.

Redução da violência contra adolescentes 

A violência contra adolescentes nas comunidades e nas ruas é um fenômeno tipicamente urbano e fortemente determinado pelas desigualdades sociais e econômicas nesses espaços. Caracterizada, em sua maioria, pelos assassinatos por armas de fogo, acidentes de trânsito e exploração sexual, a violência em espaços urbanos tem aumentado no Brasil e no mundo. As maiores vítimas da violência urbana são os adolescentes moradores de comunidades populares e de periferias que, muitas vezes, encontram-se vulneráveis diante das ações de grupos criminosos e da repressão das forças de segurança. Em situações de ausência de políticas públicas eficientes e transformadoras, de opções de educação, de oportunidades de emprego, abre-se uma porta para a ação de aliciadores que recrutam crianças e adolescentes para o tráfico de drogas e armas. Em 2005, 8 mil pessoas entre 10 e 19 anos foram vítimas de homicídios. Destes, 65% eram afro-descendentes. 

Fonte: Adaptação: http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10211.html – Acesso em: 30/10/08

Texto 2.

O artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei Federal 8.069/90) que dispõe: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.

 Fonte: Adaptação: http://violenciaintrafamiliarfmp.blogspot.com/2007/10/violncia-contra-crianas-e-adolescentes.html – acesso em: 30/10/08.

Com relação aos textos 1 e 2, é correto afirmar que:

 a) Nenhum dos textos trata do adolescente na sociedade. 

b) O texto 1 expressa direitos presentes no texto 2. 

c) Os direitos presentes no texto 2, não estão garantidos no texto 1.

 d) O direito expresso no texto 2 está garantido no texto 1.




 

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