CORPO HUMANO

 


corpo humano é a estrutura do ser humano. É composto por trilhões de células, a unidade fundamental da vida, que juntas são responsáveis pela formação de tecidos que protegem o organismo do mundo exterior, e vários outros que são responsáveis pela formação das cavidades internas. As células se agrupam e formam os órgãos, que são coleções estruturadas de células com funções específicas. Os órgãos estão interligados um ao outro e fazem partes de sistemas específicos, os quais mantém a manutenção da constituição física humana. Também é constituído por cerca de 60% de água e vários elementos, aproximadamente 25 quilogramas de um humano com 70 quilogramas, são células não humanas ou material celular, um dos quais são os ossos, que são responsáveis por suportar e proteger as estruturas internas mais importantes. A combinação de todos os fatores permite que o organismo garanta a homeostase, que é o estado de equilíbrio.


Na anatomia básica é formado pela cabeçapescoçotronco (que incluem o tórax e abdômen), braços e mãospernas e pés.


O estudo do corpo humano envolve: a anatomiafisiologiahistologia e embriologia. O corpo varia anatomicamente de maneiras conhecidas. A fisiologia estuda os sistemas e órgãos do corpo humano e suas funções. Muitos sistemas e mecanismos interagem para manter a homeostase, com níveis seguros de substâncias como açúcar e oxigênio no sangue.


Composição

 O corpo humano é composto por vários elementos e quatro destes desempenham papéis fundamentais, pois são responsáveis por aproximadamente 95,2% da massa corporal de um humano, sendo eles: hidrogêniooxigêniocarbono e nitrogênio. O restante dessa massa é formado por vários outros elementos que são encontrados em quantidades menores, tais como: cálciofósforopotássiosódiocloromagnésioenxofre e micronutrientes (dos quais alguns, de acordo com evidências, são necessários para a vida).

Nem todos os elementos encontrados em pequenas quantias são importantes para o corpo, sendo alguns considerados simples contaminantes que não possuem funções fundamentais, tal como o césio, enquanto outros são toxinas ativas dependendo da quantidade, como o mercúrio.[12][13][14] Em humanos, o arsênio é tóxico e seu níveis em alimentos precisam ser monitorados a fim de reduzir ou eliminar sua digestão. O organismo de um humano contém pelo menos traços detectáveis de 60 elementos químicos, sendo 25 destes analisados a desempenhar um papel positivo na saúde e vida.

Quatro elementos são responsáveis pela constituição da maioria do peso de um humano, são eles: o carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio. O hidrogênio (9,5% da massa corporal)[14] mantém a estrutura hidratada, além de estar presente em 90% da composição de todos os átomos e, é encontrado nos carboidratosproteínasamidos e lipídios que são necessários à dieta humana. Está presente no trifosfato de adenosina (ATP), que é a principal molécula transportadora de energia. O oxigênio (responsável por 65% da massa corporal)[5] é importante para as células visto que necessitam do oxigênio para funcionarem, elas usam a substância principalmente para a produção de energia vinda dos alimentos.[18] É transportado dos pulmões para os microrganismos através do sangue, sendo necessário ao metabolismo,[19] é responsável por inúmeras reações bioquímicas intracelulares.[20] Percentualmente a maior parte do elemento químico no corpo está na água que é uma das moléculas mais importantes para à vida.

Constituindo 18,5% da massa corporal, o carbono é um elemento tetravalente, ou seja ele pode se relacionar a quatro outros elementos químicos, sendo assim ele faz ligações estáveis com outros átomos, que é uns dos motivos que fazem ele de um átomo fundamental, os carboidratos, gorduras e proteínas são variados exemplos de moléculas compostas pelo elemento.[22] O nitrogênio, sendo 3,3% do peso, é alguns dos responsáveis pela composição dos aminoácidos que constituem as proteínas. Sendo também um dos componentes dos ácidos nucléicos que compõem o DNA e RNA.

O cálcio, fósforo e enxofre são os elementos minerais mais abundantes do corpo.[25] O cálcio é necessário para manter os ossos resistentes e realizar várias funções vitais, quase toda a substância é armazenada nos ossos e dentes, onde sustenta a estrutura. É necessário para os músculos se moverem, o funcionamento dos músculos, além de ajudar os vasos sanguíneos movimentar o sangue.[26] O fósforo, assim como o cálcio, auxilia o desenvolvimento dos ossos e desempenha funções nos ácidos nucleicos e nas membranas celulares, ajudando o corpo a produzir energia e na produção de trifosfato de adenosina (ATP), que está relacionado à forma que o corpo usa carboidratos e gorduras.[27][28] O enxofre é importante para múltiplas funções, compondo e recompondo o DNA, promovendo a proteção de seus microrganismos contra danificações. Além disso, o enxofre é responsável por desempenhar papeis importantes na síntese de intermediários metabólicos importantes, como a glutationa um aminoácido indispensável encontrado nas proteínas.

A composição do corpo humano além do nível atômico pode ser vista em escala molecular e celular.[30] As moléculas são a reunião de dois ou mais átomos,[31] e são exemplos de moléculas: a água (H2O), glicose (C6H12O6) e nitrogênio (N2). A água um dos nutrientes críticos, cuja a ausência leva à óbito, compõe entre 75% (em bebês) e 55% (em idosos) da massa corporal de um humano.[33] As uniões das moléculas formam as células[34] que são as unidades fundamentais e, são elas que mantém o corpo vivo.[35] Existem trilhões dessas partículas vivas que possuem estruturas e funções diversas.[36] As células se agrupam e formam os tecidos que compõem estruturas com funções especificas, como os órgãos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Importância da Disciplina no projeto de vida.

Fisiologia Comparada

PIRÂMIDES ECOLÓGICAS